domingo, 10 de agosto de 2008

O Homem Lúcido (*)

O Homem Lúcido sabe que a vida é uma carga tamanha de acontecimentos e emoções que ele nunca se entusiasma com ela. Assim como ele nunca tem memórias. O Homem Lúcido sabe que o viver e o morrer são o mesmo em matéria de valor porque que a vida contém tantos sentimentos que a sua cessação não pode ser considerada um Mal.

O Homem Lúcido sabe que ele é um equilibrista na corda bamba da existência. Ele sabe que por opção ou por acidente é possível cair no abismo a qualquer momento interrompendo a sessão do circo.

Pode também o Homem Lúcido optar pela vida. Aí então... Ele esgotará todas as suas possibilidades. Ele passeará pelo seu campo aberto, pelas suas vielas floridas. Ele saberá ver a beleza em tudo! Ele terá amantes, amigos, ideais; urdirá planos e os realizará. Resistirá aos infortúnios e até mesmo às doenças. E se atingido por um destes emissários, saberá suportá-lo com coragem e com mansidão.

E morrerá o Homem Lúcido de causas naturais, em idade avançada, cercado pelos seus filhos e pelos netos que seguirão a sua magnífica aventura. Pairará então sobre a memória do Homem Lúcido uma aura de bondade. Dir-se-á: Aquele que amou muito. Aquele que fez muito bem às pessoas!

A Justa Lei Máxima da Natureza obriga que a quantidade de acontecimentos maus na vida de um homem se iguale sempre à quantidade de acontecimentos favoráveis. O Homem Lúcido, porém, esse que optou pela vida com o consentimento dos deuses, tem o poder magno de alterar esta lei. Na sua vida, os acontecimentos favoráveis serão sempre a maioria.

Porque esta é uma cortesia que a Natureza faz com os Homens Lúcidos.

(*) Livre tradução, parte de um tratado sobre a lucidez, que teria sido escrito no século VI a.C., na Caldéia – parte Sul e mais fértil da Mesopotâmia, entre os rios Eufrates e Tigre.

Laeticia sente-se a pessoa mais feliz do mundo por ter consciente e medrosamente optado pela vida. E, embora não seja pretensiosa a ponto de se achar um Homem Lúcido, todos os dias dá vivas à lucidez!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, acho que ainda não sou um Homem Lúcido, mas estou fazendo de tudo para me aproximar o máximo de ser um.

Angel disse...

Busco essa lucidez, ainda que não venha a alcançá-la plenamente.

bjos!

sidnei disse...

é muita sabedoria para realmente se tornar um homem lucido , oque chama aminha atenção neste poema é adata que foi encontrado .isso é incrivel ,a tanto tempo atras e ja se sabia que isso serviria para varias gerações refletirem.genial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...