sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

TUDO é made in China

Sou consumista. Quem não é?! A novidade é que basicamente tudo o que consumo hoje em dia é made in China. 

As xícaras do café são made in China; a decoração de Natal, da árvore aos apetrechos mimosos, é  made in China; a sombrinha desses tempos chuvosos é made in China; as luzinhas de Natal são made in China; muitos presentes dados, presentes recebidos; o forro da mesa, os enfeites da estante, anjinhos, porta-retratos, enfeites de cabelo e demais miudezas infantis...tudo é made in China! Uma febre!!! 

Se você ainda não se deu conta dessa invasão, experimente passar a ler as etiquetas. Aquela tal de “produzido na zona franca de Manaus” já era. A moda agora você já sabe: made in China! 

Tudo quanto é empresa foi para lá! Bons negócios? O que se ouve  é que a mão de obra made in China é mais em conta, que se trabalha mais por menos. Bom, não vou me aprofundar nesses aspectos econômico-trabalhistas, prefiro ficar com os produtos que nos chegam, mesmo porque eles estão sempre de passagem. 

Só no mês de dezembro precisei comprar três sombrinhas. Todas quebraram. As lindas e coloridas xicrinhas sempre perdem as alças. Minha vizinha sempre compra pisca-pisca a mais, pois um nunca dá para enfeitar a janela  o mês de dezembro inteiro. Tic-tacs para os cabelos da Maria Fernanda compro aos montes, não apenas porque ela perde muitos, mas principalmente porque eles quebram ou se soltam facilmente. 

Não se trata apenas de lamúrias  de dona de casa, mas reclamação de uma pessoa física consumista (como já confessei ser) e que gosta de coisas baratas sim, mas de qualidade. Paciência... 

Bom, do jeito que a coisa anda , aliás, corre, a economia chinesa avança. Uma grande potência, sem dúvida! Fico pensando aqui com os meus botões ( a maioria deles mad...) se o próximo presidente do mundo vai ser made in China... 

Vanessa, aqui, esporadicamente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem, já tem até novela global "made in China"

Gisele Lins disse...

Hahahaha!
Delícia de texto Vanessa! Adorei!
Um beijão bem brasileiro procê!

' Jéssica Lemos disse...

vanessaaa amo³ menina...
lembra do meu marido obra de Deus...
hehehehe

XAUDADS DE VC!!!!ADOOOOOOOOOORO MTOO

AMEIIII O TEXTO, MTO LEGAL, BEM VC!!!MTO DIVERTIDO, NUNCA PARE DE ESCREVER....

ABRAÇOS E BJIMMM!
Jéssica Santos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...