terça-feira, 16 de junho de 2009

As novelas da Manchete


Saudosismo não faz muito bem, mas vale a pena rever as novelas da extinta Rede Manchete, exibidas pelo SBT nos últimos anos. Começou com Xica da Silva, depois Pantanal, e atualmente, Dona Beija. Como a época das novelas era outra, o tempo delas também é diferente, e foi preciso adaptá-las ao correr do século XXI. Todas foram muito editadas, e, algumas vezes, perderam o charme do tempo lento, com paisagens, pequenos diálogos, mas que engrandeciam as novelas. De toda forma, a decisão do SBT de comprar e exibir as novelas foi muito acertada.
 
Embora sempre fizesse parte da indústria cultural, pois é televisão, as novelas já foram melhores, inclusive da Rede Globo, que ainda é líder de audiência na teledramaturgia, mas perdeu o glamour. A Rede Manchete, até seu fim, em meados da década de 1990, manteve a qualidade em suas novelas, com uma produção muito superior à concorrência, mesmo que o orçamento de suas produções não pudesse ser tão alto. 

Dona Beija, atualmente em exibição, foi um marco nas telenovelas, e chegava a ameaçar a audiência da Rede Globo, que passava Roque Santeiro, também de excelente qualidade, no ano de 1986. As novelas não eram no mesmo horário, mas a parte final de uma coincidia com o início da outra. Mas o mais interessante não foi concorrer com a Rede Globo. O impressionante da produção foi colocar em uma novela de época, temas que permanecem atuais, e até polêmicos. Em plena década de 1980, com a redemocratização do país, e uma novela com movimentos republicanos, de libertação do Brasil, ambientada no século XIX.
 
Também o tema da beleza, o principal tratado em Dona Beija, tem um requinte cinematográfico. Basta observar a quantidade de espelhos em cada residência, especialmente nas da protagonista. O jogo de espelhos é especial, principalmente para o período em que a novela foi produzida. Também os cenários, são muito bem ambientados, sem exageros, sem excesso de claridade. Aliás, ambientes externos, internos, manhãs, tardes e noites eram muito bem reproduzidos nas novelas da Manchete; o que não se pode dizer da Rede Globo. Em Xica da Silva, a fuligem dos candieiros aparece das paredes externas das casas. Também era possível observar quando era noite, mesmo em ambiente interno, pois havia pouca iluminação, como deveria ser no século XVIII, época de Xica da Silva.
 
As histórias eram espetaculares, sempre com muita ação, mesmo sendo novelas de época, como no caso de Dona Beija e Xica da Silva, ambas baseadas em livros de Agripa Vasconcelos. No caso de Pantanal, não é preciso falar muito, pois é até hoje um marco na teledramaturgia brasileira, pois mudou o estilo de fazer novela, com paisagens naturais, do centro do Brasil, com animais, verde e água, fugindo do asfalto e praia, e do eixo Rio-São Paulo.
 
Sem dúvida, a Rede Manchete faz falta, pois mantinha um padrão de qualidade muito difícil de ter num mundo globalizado, que infelizmente vulgariza a beleza, estereotipa as pessoas, banaliza a violência. 

Tânia não costuma ser saudosista, mas acredita que meios de comunicação de massa podem voltar a ter um padrão de qualidade. 

Um comentário:

Rosi disse...

Menina
Concordo não, viu!
Acho as novelas muito ruins, salvo Pantanal, e o SBT tem essa fama de reexibir tudo, falta credibilidade.
Enfim, novela boa só as antigas.
Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...