quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O “Samba do Crioulo Doido” nos Contos de Fadas

Para quem não conhece essa música, o Samba do Crioulo Doido, vale a pena pesquisar, ler a letra, e, se possível ouvir a música. Nessa história, o crioulo era sempre que escrevia os sambas enredo da escola de samba. Num determinado ano, pediram para ele criar um samba que falasse da história do Brasil. O tema era geral, amplo demais, e aí o crioulo ficou doido, e fez uma confusão na história do Brasil.


Pois é, os contos de fada estão cada vez mais parecidos com o Samba do Crioulo Doido. Quando eu era criança, achava que Branca de Neve era a mais bela princesa, que A Bela Adormecida era quem dormia, e que Cinderela era a do sapatinho de cristal. Entretanto, com a modernidade, parece que as histórias andaram se encontrando, e se misturando por aí.


A Branca de Neve, até onde me lembro era a bela, e dormia após comer a maçã envenenada da rainha má. A Bela Adormecida também era bela, mas a mais bela era Branca de Neve, senão a rainha má daria a maçã para a Bela Adormecida, e não para a Branca de Neve, não é? Pois bem, então, a Bela Adormecida, menos bela que a Branca de neve, adormecia após espetar o dedo na roca de fiar. Mas a Branca de Neve também adormecia. Então, a Branca de Neve era a Bela Adormecida? Poderiam fazer esta pergunta as crianças, ao ouvirem as histórias contadas por suas mães. Não, A Bela Adormecida espetava o dedo, e a Branca de Neve comia a maçã envenenada. Confuso? Não. Quer dizer, mais ou menos. Afinal, se a Branca de Neve era a mais bela, porque o nome Bela ficou com a Adormecida?


Aí entra a Cinderela, que, aparentemente não tem nada a ver com a Branca de Neve, nem a Bela Adormecida. Não mesmo? Então por que, nos dias de hoje, aquelas pessoas que tomam droga, sonífera ou alucinógena, como o GHB, sem saber o que estão tomando, nas danceterias, e são roubadas, caem no golpe do “Boa Noite, Cinderela”? Como, se a Cinderela não dorme na história? Se quem dorme é a Branca de Neve, com a maçã, e a Bela Adormecida, com a roca de fiar? Não seria mais óbvio se o termo fosse “Boa noite, Branca de Neve”? Ou, pelo menos, “Boa Noite, Bela Adormecida”? Mas não, é “Boa Noite, Cinderela”!


Mas que confusão é essa?! Por acaso a Bela Adormecida fez plástica, ou colocou botox, e está mais bela que a Branca de Neve? Ou a Cinderela resolveu cair na night, jogou longe os sapatinhos de cristal, tomou todas, e acabou a noite com o lobo mau, que nem estava nessas histórias?! Tudo bem que o termo “Boa Noite, Cinderela” serve mesmo para aquela hora, depois da meia-noite, em que a Cinderela perde tudo, pois a carruagem volta a ser abóbora, o cocheiro volta a ser ratazana, o vestido volta a ser trapo, e ela volta a ser Gata Borralheira. Mas, mesmo assim, mesmo depois da decepção, da perda, da visão da dura realidade após a festa, como acontece com quem foi roubado, ainda assim o termo é confuso. Pelo menos para quem gosta de histórias infantis.


Tania não espetou o dedo na agulha da roca de fiar, não comeu da maçã envenenada, não tomou nenhum alucinógeno para o efeito “Boa noite, Cinderela”, mas, para escrever este texto, tenho dúvidas se não recorreu aos cogumelos... Nem quem fossem os da Alice, que está em outra história....

3 comentários:

Júlia disse...

Num é que isso tudo faz sentido??hehe
Adorei a análise das historinhaas!!
Bju, Júlia!

Andréia B. Borba disse...

Tânia!!!
Simplesmente amei o post!
Preciso dizer que foi um dos melhores que li nos últimos tempos.
Análise espetacular!!! Parabéns! Hehehehehe!
Bjs!
Déia

Angel disse...

Genial! Muito bom texto! Benditos cogumelos...kkkk!bjo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...