segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Para ver e ouvir: Flor Morena, de Aline Calixto

Em mais um daqueles incentivos culturais que o vazio da programação televisiva nos dá, saí de casa, uma noite dessas, para ver o show “Flor Morena”, da cantora Aline Calixto. O show, que tem o mesmo nome do segundo CD da cantora, é realmente espetacular!

Ao longo da apresentação, Aline Calixto canta músicas dos dois CDs, com interpretações influenciadas por estilos afro-brasileiros, como o samba de partido alto, o jongo, o samba-enredo, o samba de rosa; e por ritmos latinos, como a rumba e a salsa.

Músicas do primeiro CD, como “Rainha das Águas”, com estilo semelhante a “O Mar Serenou”, sucesso de Clara Nunes nos anos 1970; e “Tudo o que Sou”, ganham mais vida na interpretação ao vivo. E, do segundo CD, a música que dá nome ao disco, e também toca na novela “Fina Estampa”, da rede Globo (pelo menos há boa música em alguns momentos na TV!), dá o tom para o que foi apresentado no show. Mas o ponto mais alto é mesmo quando Aline Calixto canta, dança, interpreta com tons de comédia a música “Je Suis La Maria”, um samba no melhor estilo malandro e debochado do tipo que fez sucesso nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil. De tão espetacular, a música volta no famoso bis que os artistas dão ao fim dos shows, e que, até nisso, Aline Calixto inova. Ela critica o estilo em que os artistas se despedem do público, saem do palco, e a platéia aplaude, pedindo “mais um”, para então os artistas voltarem, e cantarem o bis. Despachada, ela resolve fazer o bis sem esses procedimentos padrões, e, de forma pratica e irreverente, conversa com a platéia, e termina o show com bis já incluso.

Enfim, o show de Aline Calixto merece ser visto, curtido, aproveitado mais de uma vez. As músicas, os músicos, os arranjos e a cantora são mais do que um show, são um maravilhoso espetáculo!

Tania tem ficado cada vez mais fã de samba, e de artistas que engrandecem a cultura brasileira!

Um comentário:

Renata disse...

Valeu pela dica cultural! Vou pesquisar!
Bom te ler por aqui!
Bjus!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...