quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Leitura para reflexão: “Arroz de Palma”

Neste fim de ano de festas natalinas, quando muitas famílias se encontram, amigos realizam suas confraternizações, etc., vale a dica de um bom livro: “Arroz de Palma”, de Francisco Azevedo.

A leitura é fácil, e extremamente agradável! Nem parece tratar de um tema tão complexo, tão difícil, que é justamente a família. O narrador-personagem conta a história de sua família, desde a vinda de seus pais, de Portugal, para o Brasil, até sua vida, de seus irmãos, de seus filhos e netos. E o impressionante é como nos vemos na sua narrativa, como reconhecemos nossas próprias famílias, com suas coisas boas e ruins, com suas qualidades e defeitos, com suas semelhanças e diferenças. E, no decorrer da leitura, percebemos o quanto cada característica, de cada membro da família, é importante, e faz parte de nós. Percebemos que, mesmo quando estamos com raiva de um ente da família, quando nos desentendemos, ainda assim somos família, e essa convivência forma nossa personalidade.

Sem entrar em detalhes sobre a trama do livro, que surpreende ao longo da leitura, e não propriamente fornecendo uma simples sinopse, basta a informação que o autor faz analogia da família com a alimentação. Uma de suas frases mais interesses é “família é prato difícil de preparar”. E todos sabem que é verdade. Assim, o autor mostra que é preciso carinho, atenção, amor, disciplina, respeito, amizade, tudo aos poucos, sem exagerar, nem colocar a menos, para temperar a família. 

Enfim, um prato cheio para o momento de reflexão do Natal! Vale a pena se deliciar com essa leitura!



Mini-resumo: Tania adorou este livro, exatamente porque é simples, direto, e não se pretende ser um best-seller! Ele tem um conteúdo profundo, mas com uma escrita acessível a todos.




Um comentário:

Nana disse...

Já visitei alguns blogs que começaram o ano com dica de livros...adoro!
Bj e fk c Deus.

Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...