sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A Grande Família Gérson


Infelizmente para o jogador de futebol da Seleção Brasileira da década de 1970, Gérson, que fez o comercial do cigarro, no qual ele dizia que gostava de levar vantagem em tudo, a expressão “Lei de Gérson”, para tudo relativo a falta de ética e valores, pegou! Não só pegou, como é a lei mais respeitada em nosso país! Para quem não se lembra, nosso país é aquele do Gigante que acordou! Mas vou deixar essa do Gigante para outro dia, pois também não me desce pela garganta!

Mas, voltando à Lei de Gerson, tenho que desabafar: a família Gérson é a maior do país! Todos aqui querem levar vantagem em tudo. E não importa o tamanho de tudo para cada um. Pode ser furar o sinal vermelho, ou ganhar uma propina, ou passar na frente de uma pessoa numa fila (são tantas...), ou ultrapassar um carro, só para parar no semáforo (quando pára) junto com o mesmo motorista ultrapassado!

Todos são Gersons. O motoqueiro que passa pela calçada, quase atropelando pedestres, é Gérson. O político que aceita propina é Gérson. O motorista de ônibus que não pára no ponto para fazer a viagem mais rápida e deixa pessoas sem condução, este também é Gérson! A mulher que coloca o filho para pedir esmola no semáforo, é Fulana Gérson. Aquela que marca lugar no restaurante com a bolsa, e vai se servir, é Sicrana Gérson. O sujeito que enfia a mão na buzina para fazer um trânsito engarrafado andar, na marra, é, com certeza, Gérson! E por aí vai... Somos uma nação de Gersons! E estamos em franca proliferação. Aliás, nem coelhos se reproduzem tão rapidamente!

E, se alguém tem dúvida sobre quando isso começou, aí vai um refresco na memória: começou quando a sociedade se tornou unicamente de direitos, sem deveres. Começou quando os crimes deixaram de ser punidos com o rigor da lei. Começou quando a boa educação deu lugar a uma falsa (falsa, sim!) educação democrática, que forma o cidadão! Começou quando o bom-senso foi morto e enterrado, em nome dos direitos individuais! 

E dizem que sou estressada. Alguém consegue não se incomodar ao ver o que nos tornamos? Consegue. A maioria consegue. Mas eu ainda não estou na maioria. E, por isso, não vou sair para uma manifestação, que sempre começa pacífica, e termina como todos já sabem. Se as pessoas não conseguem agir com ética, com bom-senso, não podem exigir que o outro aja! 



Tania tem andado cada vez mais indignada com a grande família Gérson que tomou posse do seu país!



O comercial citado no texto: 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...