terça-feira, 11 de março de 2014

Problemas para dormir.....zzzzzzzzz

Como eu escrevi em outro post, (http://drepente30.blogspot.com.br/2014/01/resolucoes-de-ano-novo-e-o-dedao.html), tive problemas para dormir no final do ano passado. Tinha dificuldades para pegar no sono, dormia pouco e mal, acordando toda hora; tive pesadelos e passei horas lendo na cama, o que em meu estado normal é impossível, porque eu praticamente apago depois de ler algumas páginas.

Dormir mal ou dormir pouco me deixa super indisposta, irritadiça e distraída. Tudo fica mais difícil, desde decidir entre tomar café e chá a tomar decisões e ser produtiva no trabalho. Concentração, então, não passava nem perto de mim!

Recorri a alguns rituais para o antes de dormir: luz indireta, às vezes, velas; silêncio ou música calma; incenso; banho morno; leite quente; chá de ervas, de camomila, de qualquer coisa; cápsulas naturais, alongamento... combinações entre essas coisas, rezar, meditar, pedir, ler, andar pela casa, contar carneirinhos...
Recorri, então, às amigas: me surpreendi ao saber que muitas não dormem bem também! Tipo, nunca! Uma me disse que 50% das pessoas têm problemas para dormir! Gente, o mundo seria um lugar tão melhor se todo mundo dormisse bem! Campanha por boas noites de sono!!!
Sim, eu sei que existem zilhões de remédios pra dormir, mas eu não quero usar. Não tenho nenhuma indicação clínica pra isso!
Futricando na internet, achei um livro e comprei: Para viver em paz – o milagre da mente alerta, de Thich Nhat Hanh. Santo remédio! O livro fala sobre budismo, numa perspectiva de “estar consciente, estar desperto para o que está acontecendo no seu próprio corpo, como também no mundo que o cerca”. Lindo, né?
Mas o melhor é que o livro vai te ajudando a construir essa consciência, essa presença. Para quem, como eu, sofre de ansiedade, aprender a estar plenamente presente, em UMA coisa, traz uma leveza enorme! Conseguir ver seu tempo, algo que a gente acha que escorre pelas mão, como algo inesgotável! Ele trata da mente alerta, o “milagre que permite restaurar, numa fração de segundo, a mente dispersa, reintegrando-a em sua totalidade, de forma a podermos viver cada momento da vida”. Que sonho, né?
Viver cada momento da vida! Porque muitas a gente simplesmente nem percebe que passou. Quando a gente vê, está na hora de dormir. Quando vê, já chegou em casa. Quando vê, já acabou de comer, já acabou o banho, já terminou o livro, as férias. Quando se vê já são seis horas! Imagina que presentão poder viver todos os momentos! E o lindo disso tudo é que a gente pode.
O livro traz também algumas dicas de meditação para todos os gostos e níveis.
O fato é que ler esse livro me fez repensar a forma como lido com muitas situações, me ajuda a lavar a louça (efeitos colaterais), e tem me ajudado a dormir melhor. Bem, quase sempre! Mas o bom é que é de forma natural e com que eu consigo lidar cada vez melhor.
Para quem quer dormir (e viver) melhor, fica a dica de leitura.


Renata vem tentando resolver seus problemas para dormir, mas ficou curiosa: vocês têm problema pra dormir?

3 comentários:

Nana disse...

Interessante...eu até que durmo bem, mas sou muito ansiosa.
Bj e fk c Deus.
Nana,
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

andreia disse...

Preciso conhecer este livro!

Sou mais uma das tantas insones que há por aí...

:)

Andréia B. Borba disse...

Sou outra insone em momentos de ansiedade ou preocupações...

Quanto ao Thich Nhat Hanh eu li dele o "Uma tranquila Lagoa na Floresta" e adorei! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...