sábado, 12 de abril de 2014

Fabiana Cozza faz homenagem à Clara Nunes

Sempre que posso, escrevo sobre cantores que admiro! Já escrevi sobre Fabiana Cozza, e fui a três shows dela. Ela é paulista, cantora de samba, e excelente intérprete! Seus shows são sempre lindos, e surpreendentes. 

Dessa vez, tive a oportunidade de assistir ao seu show em homenagem à Clara Nunes, intérprete de sambas, e da mais pura música brasileira de raiz, falecida em 1983! Também já escrevi muito sobre Clara Nunes neste blog, e ainda considero suas interpretações as mais lindas da música brasileira! 

Pois bem, fui, como sempre vou, ver mais um show em tributo à Clara. E, como adoro suas músicas, infelizmente sempre faço comparações, e acabo achando que as cantoras poderiam ter feito mais, algo que fosse além das suas interpretações originais, exatamente para evitar essas comparações. E Fabiana Cozza, finalmente, foi além, fez mais! E foi incrível! Sua apresentação não é só musical, é teatral! Ela interpreta as letras das músicas de Clara Nunes, ela entra nas histórias, e nos leva junto! 

O show combina tudo, desde a iluminação específica para cada música, com as luzes nas cores dos orixás, e a percussão também específica, como nos terreiros! Os músicos que a acompanham são outro presente ao público, pois acompanham as interpretações de Fabiana Cozza, e cada instrumento pode ser, além de ouvido, sentido pelo público! A coreografia da cantora preenche todo o palco, e brilha, ilumina! Cada música é personificada, e Fabiana se torna a personagem das letras das canções! Especial o momento de início do show, quando ela canta somente o início de “Senhora das Candeias”, e aparece sua sombra à luz da lua (leia a letra e vai entender!)! E, ao cantar “Lama”, e em seguida “Pau de Arara”, faz uma relação das músicas com a própria história da Clara, pois, em “Lama”, fala-se das pessoas que sobem na vida, mas sem moral, e que isso não é uma boa conduta; e em “Pau de Arara”, ao final, fala “eu penei, mas aqui cheguei”. E mostra como Clara lutou, honestamente, e conseguiu a fama, sem ficar “com a moral enterrada na lama”! Espetacular!

Este show já está registrado em CD e DVD, e pode ser conferido por todos! E recomendo ver, ouvir, e sentir o show “Canto Sagrado – Uma Homenagem à Clara Nunes”, de Fabiana Cozza.



Tania admira cantoras de samba, tributos à grandes intérpretes da música brasileira, e, especificamente, Clara Nunes




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...