terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Ano novo

Fim de ano é aquela época em que a gente sabe que nada realmente acaba e começa, é simplesmente uma troca simbólica de calendário, porque nossa cultura estabelece que seja assim.
Mas, na prática, é aquela época em que a gente se comporta como se fosse o fim do mundo, em que sentimos o peso de tudo o que queríamos ter feito até o dia 31/12, não fizemos (e, sejamos francos, não faremos) e agimos como se não fosse possível mais colocar tudo em dia.
Aí a ficha vai caindo, vamos adiando algumas metas de um ano para outro, finalizamos alguns projetos e entramos no ano novo cheio de esperanças. Eu pessoalmente uso esse recesso de fim de ano para começar a agenda nova, caderno novo, balanço do ano anterior e organizo novos planos. Mas confesso a vocês que isso está mais relacionado ao meu chamado “inferno astral” já que meu aniversário é em janeiro. 
Tirar um tempo para colocar suas coisas em ordem é bem legal, mas não precisa ser uma vez ao ano, não precisa ser no fim do ano calendário. Nessa época as pressões são tantas que pode ser que essa análise seja feita apenas por fazer, da mesma forma que a gente come 7 grãos de uva e come lentilha (eca). Esse processo é válido se for interno, se for legítimo, se for seu. Em qualquer época. Como dizia Carlos Drummond de Andrade, ao nos dar uma “Receita de Ano novo”:

Para ganhar um Ano Novo 

que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 
mas tente, experimente, consciente. 
É dentro de você que o Ano Novo 
cochila e espera desde sempre.




Renata já deu início à construção do seu Ano Novo. 
E você? Conta pra gente seu ritual de ano novo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...