terça-feira, 23 de junho de 2015

Essa fome que não passa

Uma mensagem desinteressada no Whatsapp, enviada num momento de ócio ou naquela hora do café, em que estava à toa. Uma resposta nem sempre relacionada à pergunta. Um emoticon fofinho.
Uma enxurrada de palavras quando se vêm, em meio a “nossa quanto tempo” e “ também estou numa correria”. Um abraço xoxo, um beijo estralado no rosto e um “vamos fazer alguma coisa sem fala” para arrematar.
Uma noite, uma mesa de bar. Quatro almas, quatro copos, quatro histórias que não se conectam além de dividir a mesma garrafa. Histórias soltas, quatro almas que voltam pra casa do mesmo jeito que estavam quando saíram.
Situações assim são cada vez mais comuns, e ao mesmo tempo em que me sinto incomodada, aproveito para observar. Parece que estamos com fome de falar, de ser ouvidos, e não temos tempo algum para ouvir. E essas “conversas” que temos a todo o momento não nos saciam, nem aos nossos interlocutores. Apenas nos deixam mais ansiosos e com ainda mais fome. A resposta à famosa pergunta: você tem fome de quê? De falar, de ser notado, de preencher seu tempo. 
Tenho sorte em poder ter conversas de verdade. Com intervalos, com escuta atenta e generosa. Daquelas que mudam um pedacinho da minha alma ao me emocionar, e que passam a fazer parte de quem eu sou.  Inclusive tenho conversa comigo mesma, e às vezes me surpreendo ao perceber coisas que desconhecia. Ao ouvir sem preconceitos, sem tentar adivinhar o que se passa em outros níveis, ao falar sem artimanhas, podemos saciar essa fome que nos atormenta. Entender que cada um tem uma história e uma bagagem que a gente desconhece completamente nos ajuda a sermos menos arrogantes e mais curiosos, mais generosos.


Renata espera que todos possam saciar sua fome de falar e de serem ouvidos, simplesmente ouvindo mais, aos outros e a si próprios. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...