quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Violência contra a mulher

Gente, depois de semanas sem escrever no blog, juro que não queria voltar escrevendo sobre esse assunto. Mas não tem condição de não falar sobre isso.

Vocês devem ter visto que o assunto da redação do Enem, que foi no último final de semana, foi “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. E isso é um fato. Não é preconceito. Não é mimimi. Não é o caso de percepção ou impressão. Fato.

Se por um lado fiquei muito feliz pela escolha do tema, que teoricamente colocou 7 milhões de pessoas para pensar sobre o assunto. Mas essa felicidade se acabou no momento em que tive a (infeliz) ideia de ler os comentários das pessoas sobre a escolha do tema. E nem falo daqueles políticos babacas que usam qualquer “oportunidade” para autopromover sua babaquice, mas de gente normal (não sei se normal foi a escolha mais adequada de adjetivo). 

E o que vi foi o reforço do machismo por homens e por mulheres, o reforço de preconceitos e muita falta de informação. Muita! 

Já escrevi e já falei bastante sobre violência contra a mulher e às vezes eu desanimo de tentar sensibilizar as pessoas. Mesmo mulheres que já foram (e são) vítimas acabam aceitando a situação, e se sentindo até culpadas pela violência que sofrem. 

Vou indicar para vocês um vídeo que está sendo bastante divulgado nas redes sociais e que pode tanto servir de apoio para as vítimas como pode tentar criar um pouco mais de empatia em quem “não acredita” em violência contra a mulher: https://www.youtube.com/watch?v=0Maw7ibFhls

Renata escreve às terças e hoje não tem energia para fazer um escândalo, mas espera que todas façam!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...